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Simulação

Os modelos computadorizados desenvolvidos para simulação de aspectos do ambiente empresarial, e que são a base para desenvolvimento de dinâmicas de jogos de empresa, foram primeiramente utilizados, na área de administração e negócios, nos Estados Unidos na década de 50, e desde então vêm se consolidando como um importante ferramental para o ensino de conceitos e técnicas de gestão.

A principal função de um software de simulação - cuja estrutura central envolve elementos como cenário, decisões, processamento e resultados - é processar as decisões dos participantes e convertê-las em resultados, que são então disponibilizados para análise dos jogadores, que novamente avaliam o cenário (ambiente) e tomam novas decisões. Tal processo é replicado sucessivamente, buscando-se sempre a maior aproximação possível entre a situação simulada e a realidade observada no mundo dos negócios.

As dinâmicas dos Jogos de Empresas da SIMTEX são estruturadas tendo por base contextos dinâmicos, instigantes, e fortemente motivadores. Tais Jogos integram um conjunto de técnicas de ensino denominadas "aprendizado vivencial", e se destacam pela possibilidade de inserção total do participante em ambiente altamente desafiador e interativo.

Figura 1: Estrutura Central de um Simulador

Em um Jogo de Empresas, os participantes, geralmente em grupos, assumem o papel de tomadores de decisão de uma organização e têm a oportunidade de gerenciar uma empresa virtual por determinado período de tempo. As decisões podem abranger uma área funcional ou toda a empresa, dependendo do cenário da simulação.

O professor desempenha durante o jogo o papel de coordenador e animador. É ele quem media o relacionamento entre as equipes jogadores e provê respostas às dúvidas dos participantes. Além disso, conduz o andamento do jogo de forma a facilitar a compreensão das decisões e seus impactos, bem como assegurar a efetiva conexão entre teoria e a prática.

As simulações são excelentes ferramentas de aprendizagem visto que propiciam, além da consecução de objetivos específicos de aprendizagem, um ambiente de ensino dinâmico, lúdico e envolvente, principalmente pelo seu caráter competitivo que simula determinados aspectos do mercado.